segunda-feira, 25 de março de 2013

O Sorrateiro


Do iDicionário Aulete:

(sor.ra.tei.ro)
1. Que age de maneira oculta, furtiva; FURTIVO; SIGILOSO: Aproximou-se, sorrateiro, e roubou a bolsa [ antôn.: Antôn.: manifesto, patente. ]
2. Que oculta os verdadeiros sentimentos sob aparência ou comportamento dissimulado; DISFARÇADO; MANHOSO; MATREIRO: Tinha um ar sonso, sorrateiro [ antôn.: Antôn.: franco, sincero. ]
3. Diz-se de olhar rápido e oblíquo: Deu uma olhadinha sorrateira e fugiu [ antôn.: Antôn.: direto. ]
[F.: Posv. do lat. subreptus,a,um > el. sorrat-]

A pessoa chega quieta, sem aparentes intenções. Infiltra-se fazendo parecer que essa palavra não é a correta pra denominar o ato. Faz amizade, conversa, descobre inúmeros fatores em comum. “Vamos ser amigos!”, ela diz. “Vamos sair!”, ela diz.

Você é levado de uma maneira que tudo aquilo parece mesmo real. A amizade, as confidências, o apego. Está acontecendo e é verdadeiro. Seremos amigos pra vida toda! Desfrutaremos da companhia mútua e seremos felizes assim. Eu falo e sou escutado, e vice versa. As opiniões e conselhos são ótimos.

Só que a pessoa sorrateira não consegue seguir essa linha por muito tempo. O afastamento acontece, os comentários maldosos são feitos, as verdades começam a aparecer.

O mais triste é que muitas vezes há uma entrega à amizade. Há sentimentos verdadeiros criados a base de mentiras. Há a decepção. De tudo o que não foi. De tudo que não passou de dissimulação, de interesse, e você demorou muito pra perceber.

Agora é tarde. Agora é o momento de refletir e ajudar os demais, para que eles não caiam no mesmo conto que você, na inocência, caiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário