quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Carro, pra que te quero?


Falar do trânsito em São João da Boa Vista, pra mim, é mais problemático do que falar sobre os engarrafamentos intermináveis em São Paulo. Já presenciei os dois e, sempre que afirmo o que direi agora, ninguém acredita ou confia em mim. Mas, sim, dirigir em São Paulo é muito, mas muito melhor do que aqui no interiorrrr.
Por quê?
Simples.
Lá na capital do estado, se você fizer qualquer besteirinha, por mais leve e rápida que seja, a pessoa que está perto já vai buzinar. E o que você faz? Se toca e corrige a porcaria que estava fazendo. Aqui não funciona assim. As pessoas (sem generalizar, sempre) já saem de casa com o intuito de “passear de carro”. Parece que ninguém tem pressa, ninguém se preocupa em sinalizar que vai virar, estacionar, entrar em garagem... Simplesmente andam, lentamente.
Já cheguei a presenciar pessoas em ruas vazias, sem ninguém impedindo que eles andassem na frente, a menos de 20km por hora! Em uma rua reta! Vazia! Propícia pra uma corridinha. Ok, não precisa sair por aí achando que está de Batmóvel, mas também não é pra ficar segurando o seu coleguinha do carro de trás, ele pode estar com pressa.
E não é que eu tenho pressa. Muitas vezes eu apenas estou indo pra casa de algum parente, ao supermercado ou qualquer outro destino que não me obriga a ter pressa. Mas não é só por isso que vou ficar tartarugando pelas ruas da cidade. Não tá certo! Ainda mais se não é horário de pico.
Além do mais, sanjoanense demora pra sair dos semáforos quando eles abrem, demora pra fazer baliza (quando preza por fazê-la) e não sinaliza quando vai entrar em uma vaga, não dá passagem mesmo sabendo que vão permanecer no trânsito de qualquer maneira, andam no meio da rua quando dá pra fazer fila dupla... Enfim. Já deu pra notar que é mais fácil sair a pé do que tentar se aventurar de carro por aí.
Termino meu desabafo veicular com um pedido: Por favor, departamento de trânsito da cidade, faça ser multa andar a menos de 20 km/h em ruas livres, por favor.
Obrigada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário